Cinética
O ensino de Química, na maioria
dos sistemas educacionais, é marcado pela memorização de conteúdos repassados
pelo professor. Essa estratégia de ensino pouco motiva o estudante e, por essa
razão, o professor precisa elaborar estratégias que despertem o interesse e
aprender Química, uma vez que o ensino depende da relação professor-aluno para
a efetiva construção do conhecimento. A proposta de jogos propõe divertimento e
aprendizagem, buscando socialização e construção do conhecimento. Esse material
didático tem como objetivo a elaboração uma alternativa dinâmica para facilitar
a compreensão das diferentes tipos de
fatores que influenciam na velocidade de uma reação através de um jogo de tabuleiro
“Quimicolândia”. Com isso, tivemos que dar um aula no quadro, pois os alunos já
tinham visto o conteúdo não sabiam mais nada sobre o que estávamos propondo, a
aula não se estendeu muito pois os alunos não gostam desse método tradicional.
Ainda foi feito um experimento de cinética mostrando na prática como acontece
essa alteração da velocidade quando se aumenta a superfície de contato,
velocidade, concentração molar e pressão.


O jogo foi um sucesso, pois os alunos se sentiram estimulados a fazer e brincar para que o grupo ganhasse. A partir do jogo pode-se perceber que, os alunos absorveram todo o conteúdo ali proposto pelos pibidianos.
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